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US$ 600,0 milhoes para a Rota Bioceanica

A noticia é muito boa mas os desafios são muitos,considerando ter de se tratar com as idiossincrasias transfronteiricas de Brasil,Paraguai,Argentina e Chile. O xadrez geopolitico multipolar atual pode ter ajudado a empurrar esta louvável mas certamente complexa e complicada opção multipaises passando pelo Chaco Paraguaio, ambientalmente sensivel,frente àquela outra da Rota da Seda Chinesa, politicamente mais racional, envolvendo apenas o Brasil e o Peru pelo Norte do Brasil. Mas observe-se que a Bioceanica nao desembocará no Pacifico no Chile (Antofagasta) em nenhum mega porto ou porto de porte mundial, a diferença da rota pelo norte do Brasil que em final de 2024 ja terá o Porto de Chancay operativo (no Peru, a 80 kms ao norte de Lima) em sua primeira fase. Mas a Rota Interoceanica pelo norte (Acre) foi planejada para se conectar no Porto de Ilo no oceano Pacífico onde inexiste também infraestrutura portuária relevante, 1. 000 kms ao sul de Lima. Uma adequação do projeto para Chancay será necessario. Tambem um desafio e tanto depois de se criarem expectativas e interesses no antigo traçado. Só nos resta "torcer" para que as aventuras bioceanicas prosperem, nas gerações futuras.Saudações e parabéns aos envolvidos nas referidas iniciativas.


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